A importância do Briefing para o planejamento

por | 28 jan, 2020 | Planejamento

O briefing é o termo publicitário utilizado para definir a coleta de informações, que é feita com a empresa que se torna cliente de uma agência, ou quando essa decide realizar uma nova campanha, realinhando assim seus objetivos de marketing. Mas você sabe a real importância do briefing para realizar um bom planejamento e traçar estratégias de marketing realmente eficazes?

Para realizar uma campanha de marketing eficaz e precisa, a agência realiza diversos tipos de estudos sobre a área de atuação, pensamos em como se comunicar melhor com cada público-alvo, de forma visual e textual com a qual o possível cliente da empresa se identifique. Todo esse processo porém, é realizado por uma série de profissionais que atuam em áreas diferentes dentro da agência. O atendimento é quem tem o diálogo mais próximo com a empresa, porém diversas outras pessoas irão analisar as necessidades da marca dentro da tarefa que lhe foi destinada, podendo ser da área de planejamento, criação ou o profissional de mídia.

Para que nenhuma informação escape aos olhos de cada um dos membros dessa equipe, é importante a existência do briefing escrito do modo mais completo possível, para que cada um deles encontrem as oportunidades que melhor se adequam a campanha de forma a alcançar os objetivos do cliente, sempre conversando diretamente com o possível consumidor.

Ao iniciar o trabalho com a agência de publicidade, é essencial responder bem ao briefing, da forma mais completa e sincera, pois ninguém conhece melhor sua empresa do que os responsáveis por ela. Passar as informações de forma mais detalhada, fará total diferença para que a agência consiga fazer um planejamento baseado em fatos reais e únicos que cada empresa possui.

Através do briefing bem realizado, analisando cuidadosamente o público-alvo, e alinhando assim o objetivo que se pretende alcançar com determinada campanha, é possível traçar estratégias de marketing mais eficazes, assim como o setor de criação, poderá vir a ter ideias que realmente poderão gerar resultados.

Precisa de ajuda para criar uma estratégia de marketing eficaz para sua empresa? Conheça nosso processo de planejamento e conte com a USE, para traçar as melhores estratégias para o seu negócio.

Autora:

Pâmela Ribeiro

Pâmela Ribeiro

Criação / Web Designer

Publicitária formada pela USC, vencedora na categoria Outdoor do Expocom Sudeste 2018, técnica em impressão gráfica pelo SENAI. Tem experiência profissional como Designer Gráfico e Web Designer.