Estratégias para Redes Sociais que geram resultados

por | 5 fev, 2020 | Marketing Digital

Quantos posts no Facebook e Instagram de marcas você viu hoje? Por quantos você realmente se interessou? Posts sem estratégia e planejamento não significa mudança alguma para seu público-alvo, e muito menos conversão em vendas ou em novos clientes para você. Planejamento e estratégias para Redes Sociais passam por 3 principais pontos: Volume de informações, Diferenciação e Engajamento.

• Volume de Informações

As Redes Sociais são inundadas de informações, são feitos milhares de posts no Facebook e Instagram a cada minuto, um ambiente tão carregado exige uma estratégia coesa e coerente para que sua ação não seja apenas mais um post nesse mar de conteúdo. O estudo das oportunidades no ambiente virtual é também extremamente importante para que seja possível se destacar.

 Diferenciação

Fazendo referência ao tópico anterior, a pergunta que deve-se fazer em uma estratégia de ação é: O que estou fazendo de diferente do meu concorrente?

Um bom planejamento em redes sociais não é uma réplica de um post que o outro já fez e sim, uma ação pensada individualmente para seu negócio com um conjunto de 2 dois ou mais posts, integrando com Stories e até outras ferramentas quando possível e necessário.

Se diferenciar, não é não fazer uma promoção similar ao concorrente, por exemplo, mas fazer uma promoção baseada em um conjunto de estratégias para as redes sociais do seu negócio e principalmente, as redes sócias que seu público está.

Engajamento

Hoje quando algumas pessoas falam essa palavra é comum entender apenas como sinônimo de comentários e curtidas, entretanto engajamento significa uma ação, um movimento ativo. Pode envolver comentários, compartilhamentos, mas principalmente o momento de compra, a saída do público do ambiente virtual para que vá a seu estabelecimento e/ou compre seu produto/serviço.

Uma estratégia efetiva em Redes Sociais gera engajamento e dependendo de seu objetivo pode significar aumento de vendas, novos clientes e uma completa mudança no faturamento da sua empresa.

Para exemplificar trouxemos um resultado que obtivemos com nosso cliente Ponto da Pizza Piratininga na Black Friday, momento que as promoções aparecem em todos os conteúdos feitos por marcas nas Redes Sociais e que torna-se difícil se diferenciar dos concorrentes.

Redes Sociais Ponto da Pizza

No início do mês de Novembro de 2019 desenvolvemos a estratégia da Black Friday junto ao cliente, determinando: preços que seriam divulgados, o período dos posts, os produtos/serviços que estariam presentes na ação, o tom das artes e o teor que a estratégia teria diante dos consumidores.

Com o design atrativo buscando aumentar a diferenciação, a escolha do momento certo das postagens, gerando suspense e surpresa com a grande promoção, nosso cliente aumentou 160% as vendas de rodízio em apenas 1 dia e ainda dobrou o número de pizzas vendidas individualmente.

Ações com planejamento, geram resultados. Precisa de ajuda para criar uma estratégia para as redes sociais da sua empresa? Conte com a USE, para traçar as melhores estratégias para o seu negócio.

Autora:

Gabriela Frederice

Gabriela Frederice

Criação

Cursando o terceiro ano de Publicidade e Propaganda na USC, possui pesquisa de Iniciação Científica sobre enganjento em Redes Sociais de uma organização filantrópica, desenvolve trabalhos voluntários no Rotaract, organização pertencente ao Rotary. Tem experiência profissional com Criação, Audiovisual e Planejamento.