Funcionária da agência Use é a vencedora na categoria outdoor da Expocom Sudeste 2018

por | 25 jun, 2018 | Entrevista

Estudante do 3º ano de Publicidade e Propaganda da USC, Pâmela Susan Ribeiro foi destaque na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação

A estudante do 3º ano de Publicidade e Propaganda da Universidade do Coração, Pâmela Susan Ribeiro, foi a vencedora na categoria outdoor da Expocom, Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que foi realizada em Belo Horizonte, nos dias 7 e 9 de junho.

Considerado um dos maiores eventos de comunicação do país, a estagiária de design da Use Marketing & Publicidade foi a vencedora da subcategoria outdoor, que premia as peças publicitárias que correspondem ao ideal de exposição em vias públicas.

Pâmela, que sonhava em cursar publicidade para explorar seu lado criativo, também usou o trabalho com propósito social. O projeto vencedor teve como tema a violência sofrida contra a mulher e a importância da denúncia.

“Após ver algumas referências, tivemos a ideia de colocar o rosto da vítima de violência dentro do olhar daquele que presencia a agressão, fazendo a ligação dessa segunda pessoa, com a frase ‘Não finja que não está vendo’, para fazer ligação direta com aquele que não tem coragem de realizar a denúncia”, explica.

Nós batemos um papo com a estudante, que comentou sobre a elaboração da peça publicitária e como estar no mercado de trabalho, a auxiliou na criação do projeto vencedor.

Pâmela, por que você escolheu cursar publicidade? O que te atraía? Desde pequena, eu sempre gostei muito da parte de criação, gostava de desenhar, pintar…. e sempre pensei em profissões em que eu pudesse usar a criatividade, principalmente na parte visual. O ramo da publicidade é uma área na qual, todos os dias, temos coisas novas para planejar e criar, novos desafios. O fato de não ser algo monótono com certeza me atraiu para tomar a decisão em relação ao curso e acabou tornando o ambiente de trabalho muito mais divertido na minha opinião; aberto às inovações.

E o seu trabalho premiado foi sobre a violência contra mulher. Como foi a escolha deste tema?
A escolha do tema foi feita por votação em sala de aula. Por se tratar de um tema muito presente hoje na sociedade, que precisa de atenção, a sala escolheu o tema de Violência Contra a Mulher para ser abordado, nas peças gráficas realizadas da disciplina de Direção de Arte.

E o trabalho já foi pensado para poder participar do Expocom?
De início, o professor chegou a comentar sobre a possibilidade da indicação ao prêmio, mas não ficamos presas a esse objetivo. Nós queríamos apenas fazer algo diferente, que chamasse a atenção do público e atendesse ao objetivo das peças. Queríamos que fosse algo impactante, mas com uma mensagem clara, sem uso de recurso de banco de imagens. Acredito que o mais importante é pensar no melhor resultado possível. A indicação ao prêmio por parte dos professores da universidade foi apenas resultado de um trabalho bem feito.

Achavam que iriam ganhar?
Por se tratar de uma competição em nível regional, concorrendo com milhares de alunos de faculdades e universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, não achávamos que seria fácil ganhar. Acreditávamos apenas na qualidade no trabalho, mas não na possibilidade ganhar, por se tratar de uma concorrência muito grande e de alta qualidade.

Vocês venceram na categoria Outdoor. Como é essa categoria?
No Expocom é premiado diversos alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, e dentro dessas categorias existem subcategorias, dentre elas o ‘outdoor’. Nessa categoria é importante pensar uma comunicação clara e objetivo, por ficar em vias públicas, onde o tempo de observação pelo público é muito curto, mas também é interessante que tenha um diferencial, para não se tornar algo maçante.

Pâmela Susan e Gabriela Oliveira são as vencedoras na categoria outdoor.

E como foi a produção do trabalho?
No primeiro semestre do segundo ano, após o tema escolhido em sala, em dupla com a minha colega Gabriela de Oliveira dos Santos, orientadas pelo professor de Direção de Arte, Rodrigo Holdschip, buscamos informações sobre o assunto abordado e pensamos em uma forma que chamasse a atenção do público e que ficasse clara a mensagem da peça. Após ver algumas referências, tivemos a ideia de colocar o rosto da vítima de violência dentro do olhar daquele que presencia a agressão, fazendo a ligação dessa segunda pessoa, com a frase ‘Não finja que não está vendo’, para fazer ligação direta com aquele que não tem coragem de realizar a denúncia.

As fotos foram feitas por nós, no estúdio de fotografia da USC, onde também nós fizemos a papel de modelos fotografadas. A montagem da fotografia foi feita em Adobe Photoshop e o layout criado em Adobe Illustrator.

Hoje você está no mercado de trabalho e faz estágio na Use Marketing & Publicidade. Há quanto tempo você faz estágio aí e de que forma estar no mercado de trabalho ajudou na composição da peça publicitária? Desde dezembro de 2017. No mercado de trabalho, o diferencial é que podemos colocar nossas ideias em prática e analisar os resultados alcançados com mais clareza, aplicando aquilo que tivemos teoricamente e experimentalmente da faculdade. Esse processo ajuda a entender melhor como o público funciona, e como ele reage em relação a mensagem que queremos transmitir.

Peça vencedora na categoria outdoor.

Agora o próximo passo será no congresso nacional, né? Quando será? Acontecerá em Joinville – SC, entre os dias 2 e 8 de setembro.

Estão esperançosas?
Estamos muito felizes por ter vencido essa etapa, mas sabemos que a fase nacional vai ser ainda mais disputada, com trabalhos ainda melhores concorrendo, sendo eles os escolhidos como melhores em cada região do país. Esperamos fazer uma boa apresentação e representar bem os trabalhos da região sudeste. Independentemente do resultado nacional, estamos muito felizes em estar entre os 5 selecionados em todo país. É uma grande conquista estar entre tantos trabalhos tão bem realizados por alunos de grandes e diversas universidade e, ainda, sair como vencedor da região Sudeste – é muito gratificante.

A Use Marketing & Propaganda é uma agência bauruense focada em elaborar soluções em marketing digital, planejamento e estratégias para diferentes públicos e clientes. Saiba mais: contato@usepublicidade.com.br

Amanda Araújo

Amanda Araújo

Formada em Jornalismo, Amanda é bauruense e já trabalhou no Jornal da Cidade, atuou com comunicação digital na MStech, como redatora na Editora Alto Astral, e assessora de imprensa da gravadora Valetes e do Blogando. Hoje, é a editora do portal Social Bauru.