Como se aproximar dos clientes em tempos de crise?

Estamos em tempos difíceis, cada um na sua casa ou escritório, sem poder visitar ou fazer uma reunião presencial. E, são nesses momentos que percebemos como faz falta o contato presencial, uma boa conversa e troca de experiências.

Ninguém imaginava o que 2020 nos aguardava, uma pandemia mundial, momentos de incertezas, empresas precisando se readaptar para se manterem nesse novo cenário. Muitas empresas cancelando contratos e fazendo demissões em massa. Então, vem a seguinte dúvida: Como fazer para se aproximar dos clientes e retê-los em tempos de crise?

Seu cliente merece atenção

Diante de tantas coisas que precisaram se readaptar em meio à pandemia, uma coisa é certa que não mudou: a atenção ao seu cliente.

É o momento de entender o que está acontecendo com ele, quais impactos está sofrendo e o que você pode fazer para ajudá-lo.  Seja quem irá apoiá-lo nesse cenário e a resolver as novas situações que estão acontecendo.

Mostre ao cliente que o seu trabalho é relevante e essencial para mantê-lo em tempos de crise, pois assim você não será lembrado em momentos de cortes.

Ações simples podem trazem imagens boas ou negativas de você. Por isso, sugerimos que você tenha 3 focos com o seu cliente:

  • Atendimento
    Ofereça uma experiência única ao seu cliente. Proporcione um atendimento com foco, pensando para ele e capaz de ajuda-lo a resolver sua maior dificuldade.
  • Alinhamento
    Faça as suas melhores entregas e dentro do prazo
    Surpreenda-o no momento certo, seja estratégico e apresente um plano de negócios para esse momento com alguma ideia que o ajudará sair por cima nessa crise.
  • Atitude
    Seja mais do que nunca humano e sensível com as necessidades do seu cliente. Tenha foco e esteja alinhado com o que sua empresa quer entregar aos consumidores. Converse com o cliente sempre e seja inovador.

Como mostrar ao meu cliente que estou próximo?

Separamos aqui 6 dicas que poderão te ajudar na prática:

1. Fique disponível
Seja por e-mail, WhatsApp, chat ou qualquer outro meio, mas mostre ao cliente que você está disponível para atendê-lo.

2. Tenha um canal para resolução de problemas
As pessoas que estão com algum problema buscam uma solução, por isso, repense seus processos e veja uma solução de maneira ágil de problemas para entregar ao cliente.

3. Seja flexível
Entenda qual a necessidade do seu cliente e faça. Seja desconto, maior prazo de pagamento, agilidade na entrega ou algum produto novo.

4. Adapte ao novo cenário
Estamos na Era Digital e a pandemia veio para agilizar ainda mais o processo da transformação digital, por isso, aproveite os meios digitais para divulgar seu trabalho, através de vídeos, lives, consultorias, etc. Mostre que você também está presente no mundo digital.

5. Faça a diferença
Seja inovador, mas ao mesmo tempo siga a tendência do mercado. É o momento das lives, podcasts ou vídeos? Por que não investir nisso? Chame a atenção de maneira diferente e impacte novas pessoas.

6. Eduque o mercado
Não é a hora de fechar muitos negócios, mas sim de construir e fortalecer sua marca. Invista nas formas de chegar à casa do cliente, pois é onde a maioria das pessoas estão agora. Seja criativo e busque sempre os melhores resultados e parcerias duradouras.

Esse novo mundo veio para estreitar ainda mais os laços com os clientes. Por isso, busque conhecer cada vez mais sobre cada um, seus desejos, objetivos e resultados esperados. Lembre-se sempre do lado humano, e ao mesmo tempo, da inovação.

Como está à relação com os seus clientes em tempos de crise? Conte aqui para gente nos comentários!

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Por: Mariana Vasconcelos

Jornalista
Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação nas Mídias Digitais, atua com marketing de conteúdo e mídias digitais.